Preciso que entenda que emagrecer não implica seguir as dietas da moda ou padrões absurdos de alimentação.
Emagrecimento está relacionado à uma alimentação equilibrada, com alimentos pobres em gorduras e açúcar, aliado à prática de atividades físicas.
Logo, a maior parte das pessoas consegue emagrecer de forma tranquila, através da adaptação à padrões saudáveis de alimentação.
Minha intenção é te convencer de que para emagrecer você deve mudar seus hábitos alimentares através da reeducação e esquecer a palavra DIETA. Se você conseguir se concentrar nas minhas dicas, verá que isso é absolutamente possível (e até mesmo prazeroso!).
Vamos entender melhor…
Cuidado com o Efeito “sanfona”
As dietas malucas e sem orientação de um profissional da nutrição, podem provocar no seu corpo o famoso “efeito sanfona” (perder peso e ganhar peso), pois seu organismo já não tem equilíbrio para conseguir manter o corpo em um peso adequado.
Isso acontece quando uma pessoa engorda, acumulando gordura. Por outro lado, se emagrece, perde tanto gordura quanto massa muscular, que é um fator importante para acelerar o metabolismo!
Logo, se esse processo de perder e ganhar peso acontece repetidas vezes, a tendência é que o seu metabolismo desacelere cada vez mais!
O efeito sanfona se torna cada vez mais prejudicial à manutenção do peso, além disso, pode favorecer o surgimento de vários problemas de saúde, como: doenças coronárias, elevação dos níveis de colesterol “ruim”, enfraquecimento do sistema imunológico, hipertensão, dentre outros.
Um dos maiores motivos que ocasionam o efeito sanfona são as dietas da moda, que mesmo consideradas inadequadas do ponto de vista nutricional, conseguem muitos adeptos por proporcionarem uma perda rápida de peso.
Perceba que não dá para fugir da verdade! Para reduzir o peso de forma saudável e melhorar a sua qualidade de vida, você precisa mudar seus hábitos alimentares a partir da reeducação alimentar.
Reeducação Alimentar deve ser um Estilo de Vida
Bem diferente das “benditas” dietas que você começa e termina, a reeducação faz parte de uma mudança no seu estilo de vida.
Entenda isso: A reeducação alimentar como método para melhores hábitos alimentares, não existe isolada! Ela fará parte do seu contexto de vida.
Segundo pesquisadores, as pessoas que conseguiram perder peso e mantê-lo definitivamente seguem 10 estratégias básicas: “das dez, apenas três estão relacionadas à comida e ao exercício físico; as outras sete são técnicas que envolvem motivação e estilo de vida”.
São estratégias para mudar a mentalidade, aprender a resolver problemas sem recorrer à comida, além de aprender a controlar a própria vida de uma maneira diferente e saudável.
Para ajudar a perder Peso eu posso cortar o Café da manhã?
Como diz Arnaldo: “A regra é clara”: nunca pule refeições!
Especialmente para quem busca emagrecer, é importante começar o dia estando bem alimentado. Quando você está dormindo, gasta menos calorias. Um meio de fazer o metabolismo “acordar”, permanecendo em ritmo mais acelerado, é tomando o café da manhã.
Nota mental: O café da manhã é uma das refeições mais importantes e serve como guia de todas as outras.
Se você criar o hábito de ficar longos períodos sem comer, ou comendo muito pouco, o corpo sente sua sobrevivência ameaçada e começa a economizar. Olha só o que acontece:
O metabolismo fica mais lento (queima menos calorias) e o organismo pode até “estocar” energia em forma de gordura, como uma reserva de emergência para manter as funções vitais. Resultado: você fica fraco e ainda pode ganhar peso!
Por isso faça sempre as três principais refeições (café da manhã, almoço, e jantar) e os lanches intermediários (de preferência sempre em torno dos mesmos horários). Desta forma seu metabolismo estabiliza.
Entenda mais sobre metabolismo e emagrecimento no artigo: Metabolismo lento e os 4 grandes mitos que te impedem de emagrecer.
Então, qual o Segredo para ter uma Alimentação Saudável?
O segredo da alimentação é saber como, quando, e o que comer. E isso inclui todos os tipos de alimentos, mas em menores quantidades.
Reeducação alimentar é sobre educar o seu paladar de novo, mudando a forma como você se alimenta. Ou seja, dividindo as grandes refeições em pequenas porções variadas ao longo do dia.
Essa divisão durante o dia é importante para evitar que o corpo acumule gordura (gerada por ficar muitas horas sem comer), então reduzimos a quantidade de calorias ingeridas durante as principais refeições.
Ao invés de fazer somente o café da manhã, o almoço, o café da tarde, e o jantar, você fará uma pequena refeição a cada 3 horas, e com os alimentos corretos.
Você precisa ter consciência que deve comer “as coisas certas”, que o seu corpo exige, não adianta ficar sem comer, não tem como emagrecer dessa maneira!
Reeducação alimentar não significa parar de comer. Você pode continuar comendo, mas de forma adequada e disciplinada.
Acredite: É possível emagrecer sem radicalismos e sem uso de medicamentos. E é possível comer o que você gosta e ainda assim emagrecer de forma saudável sem excessos e sem restrições severas.
Quais mudanças devem ser feitas no Padrão Alimentar?
As mudanças no padrão alimentar que você deve fazer são:
- Diminuir o volume de comida ingerido;
- Introduzir alimentos considerados “saudáveis”: como frutas, legumes, verduras, alimentos integrais;
- Aumentar o consumo de água;
- Manter a regularidade dos horários das refeições de três em três horas;
- Diminuir o consumo de refrigerante, açúcar, doces, produtos embutidos e enlatados;
- Fazer um planejamento das refeições e a substituição correta dos alimentos.
É importante citar que além da reeducação alimentar, os exercícios físicos regulares ajudarão a manter o seu corpo firme e a sua saúde intacta.
Você pode, por exemplo, fazer atividades aeróbicas como o objetivo de emagrecer, como: caminhar, correr, pular corda, subir escadas, ciclismo, natação, musculação. E claro: todas essas atividades devem ser realizadas com a ajuda de um profissional da área.
Os Dez passos para uma Alimentação adequada e Saudável
1- Fazer dos alimentos “in natura” ou minimamente processados, a base da alimentação.
2- Utilizar óleos, gorduras, sal, e açúcar, em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos, e criar preparações culinárias.
3- Limitar o consumo de alimentos processados.
4- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
5- Comer regularmente, mantendo a rotina alimentar.
6- Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos “in natura” ou minimamente processados.
7- Desenvolver, exercitar, e partilhar habilidades culinárias.
8- Organizar o dia e as refeições para não pular sem substituir por comidas “não-saudáveis”.
9- Ao sair de casa, dar preferência aos locais que servem refeições feitas na hora.
10- Questione produtos famosos por suas propagandas comerciais, aprenda a checar o rótulo nas embalagens.
REGRA DE OURO: Para ter uma alimentação saudável prefira sempre consumir alimentos in natura ou minimamente processados.
A reeducação alimentar para emagrecer é a receita para uma alimentação que ajudará você a perder peso de maneira saudável e para sempre.
Mantenha seus hábitos alimentares saudáveis, e pratique exercícios físicos regularmente.
Já te disse que você pode contar comigo nessa jornada né? Entre em contato clicando aqui.
Aproveita para continuar seu aprendizado lendo: “O que é reeducação alimentar, e como utilizá-la para emagrecer com saúde”, onde te mostro alguns benefícios deste método eficaz.
Cuide-se!