Sabemos que a maior parte das pessoas que faz dieta não alcança os objetivos almejados.
Não vejo a dieta detox como uma dieta milagrosa, embora ela possa gerar resultados surpreendentes.
A dieta detox não é milagrosa, porém ela pode dar uma força para as pessoas que pretendem eliminar peso.
As preparações da dieta detox são ricas em frutas, verduras e legumes, que são fontes riquíssimas de vitaminas e minerais que possuem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.
Vamos entender então como esse processo funciona, e como a dieta detox pode ser usada como aliada na busca pelo emagrecimento saudável.
Como a Dieta Detox pode te ajudar?
As frutas, verduras e legumes também são ricos em fibras que melhoram o funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade. As fibras agem como uma vassoura que irá limpar o seu organismo.
O ideal é aderir à reeducação alimentar, modificando seus hábitos alimentares (por toda a vida, e não apenas por um período de “dieta”).
A periodicidade da dieta detox vai depender do estado de saúde do paciente. Essa dieta é recomendada para eliminar as toxinas adquiridas após ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos muito calóricos, toxinas que ingerimos do ar, da água, de alimentos, e etc.
O consumo destes alimentos ajuda no funcionamento dos rins e fígado promovendo a eliminação de toxinas.
O valor calórico da dieta detox é baixo, durante o período que a pessoa faz a dieta é possível que ocorra episódios de tonturas, dores de cabeça, indisposição e desmaios.
Portanto é importante lembrar: Não é recomendado fazer atividade física durante a dieta detox!
Sabe-se que a dieta detox traz benefícios. Porém, toda dieta requer um acompanhamento nutricional feito por profissional capacitado.
Além disso, cada organismo é diferente; logo, uma mesma dieta não se aplica a todas as pessoas de forma indiscriminada.
Esse tipo de dieta não é indicada para pacientes que tem diabetes, ou que são hipertensos. Também não é recomendada também para gestantes e lactantes.
Qual o objetivo da dieta de detoxificação?
Dar o suporte necessário para os sistemas de detoxificação naturais do organismo, através da restrição de alimentos possivelmente alergênicos, industrializados, e com grandes quantidades de aditivos químicos, substituindo pelo consumo de alimentos orgânicos e que apresentam propriedades que estimulam as vias de detoxificação.
A dieta tem como base a remoção de toxinas e a eliminação de antinutrientes da alimentação, como:
- Gorduras trans;
- Farinha branca;
- Açúcar;
- Cafeína;
- Corantes;
- Aromatizantes;
- Preservantes;
- Glutamato monossódico;
- Adoçantes artificiais.
Alimentos com potencial alergênico elevado, como:
- Leite;
- Laticínios;
- Soja;
- Glúten.
Aqueles que contêm grandes quantidades de aditivos químicos, como:
Alimentos industrializados, embutidos, enlatados (como os frios, linguiça, salsicha, conservas e defumados) também devem ser restringidos em uma dieta, assim como carnes assadas no carvão, refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas.
Dicas para que a Dieta Detox funcione melhor
Para que a dieta detox seja um processo tranquilo e ofereça os resultados almejados, existem algumas dicas que você pode seguir:
- Tenha uma meta em mente e seja disciplinada. O detox tem curta duração, e se não for seguido à risca, com disciplina, você não conseguirá alcançar o resultado desejado;
- Planeje sua alimentação. Isso significa comprar apenas os ingredientes e alimentos necessários para a dieta;
- Utilize a mínima quantidade possível de sal, tanto na hora de preparar os pratos quanto no momento de temperá-los – neste último caso, recorra a ingredientes como: orégano, alecrim, suco de limão, tomilho, etc.; isso dará um sabor extra às suas refeições;
- Hidrate-se bebendo a quantidade mínima de 02 litros de água por dia, mas evitando beber líquidos durante as refeições.
- Seguindo a mesma regra da ingestão hídrica, recorra aos chás de cavalinha, centelha asiática, e alcachofra, para complementar o processo de desintoxicação orgânica, já que eles possuem propriedades diuréticas.
Caso esteja habituado a usar açúcar e tenha dificuldade de abandoná-lo, substitua-o por um adoçante que contenha sucralose ou frutose;
- Tenha uma reserva de frutas congeladas na geladeira para que, em caso de necessidade, possa batê-las com água de coco, leite de amêndoas, ou água, e com uma colher de sementes de chia ou de linhaça.
- Faça as suas refeições em um local calmo. Coma devagar e mastigue bem os alimentos, com calma.
- Evite totalmente o uso de laxantes, cigarros, e diuréticos, que levam toxinas para o interior do organismo. Durante a dieta detox, use apenas os medicamentos prescritos pelo seu médico, que já fazem parte da sua rotina.
- Durante a dieta detox você pode incluir na rotina da alimentação diária sucos detox, sopas detox, chás detox e alimentos termogênicos. Todos esses alimentos e preparações são eficazes no processo de emagrecimento.
IMPORTANTE: A dieta detox tem prazo limitado, e não deve ultrapassar o período de 7 a 10 dias. Isso se torna necessário porque apesar de ser rica em nutrientes benéficos, essa dieta inclui muita ingestão de líquidos, podendo substituir refeições e tornando a alimentação muito pouco calórica.
A melhor forma de consumo dos detox é obedecendo ao número de 5 a 6 refeições por dia, dentro do plano da dieta. Deve-se ingerir muita água e em hipótese nenhuma se deve passar fome.
É imprescindível que após encerrar a dieta detox você mantenha uma alimentação equilibrada. Evite os alimentos considerados “não saudáveis”. Isso irá certamente prolongar os efeitos da dieta.
Consequências da Dieta Detox
A consequência da desintoxicação é inevitável, inclusive o emagrecimento. Reeducação alimentar é a palavra.
Nenhuma dieta será milagrosa e só trará algum resultado duradouro se você se alimentar corretamente depois de fazê-la. Após a dieta detox é importante associar uma atividade física para melhores resultados e qualidade de vida.
A princípio, a detox tem como objetivo limpar o organismo de toxinas nocivas, mas como se propõem uma dieta restritiva de todos os alimentos calóricos e pouco saudáveis, acontecerá a perda de peso.
A ingestão grande de líquidos e fibras permite que o corpo mantenha-se hidratado e com o intestino funcionando corretamente, além das fibras proporcionarem maior sensação de saciedade comendo menos.
E ainda tem os óleos ômegas que ajudam a expulsar o colesterol e as gorduras ruins de artérias e vasos. Com isso a perda de peso será uma consequência.
Indico e reforço sempre, que o ideal para ter um corpo saudável é fazer reeducação alimentar. Procure um profissional capacitado para que lhe avalie e veja se você pode ou não fazer a dieta de desintoxicação.
Espero ter esclarecido suas dúvidas.
Até breve. Cuide-se!