Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Continua após a publicidade..
como-fazer-reeducação-alimentar-tayrine-borges-emagrecimento-saudável

Como fazer Reeducação Alimentar (e ter Resultado!)

Eu sei que te disseram muitas coisas sobre emagrecimento, mas que não passam de mitos errados, onde você segue os conselhos e no fim não obtém nenhum resultado – na verdade, muitas vezes você até engordou ao invés de emagrecer de forma saudável, como prometeram.

O problema é que a internet está cheia de meias-verdades.

Muitas empresas lucram com o sofrimento dos outros, e o interesse delas na verdade não é ajudar, mas sim, lucrar em cima do seu desejo de ter um corpo perfeito.

Elas se aproveitam da sua ingenuidade, e não te ensinam o que realmente vai te ajudar a conquistar seu sonho.

Preciso que entenda que reeducação alimentar não se resume a dietas e regimes drásticos.

Ela é responsável por mudar seus hábitos alimentares, incentivando o emagrecimento e a melhoria da qualidade de vida.

As dietas fazem sucesso por um período curto e o emagrecimento é momentâneo. Já com a reeducação alimentar você pode se manter magra por toda a vida! E o que é mais importante: saudável, sem passar fome, e comendo moderadamente.

A reeducação alimentar tem um papel importante em relação ao processo de transformação e mudanças: ela é responsável pela recuperação e promoção de hábitos alimentares saudáveis, e pode te levar de onde você está até onde deseja.

Continua após a publicidade..

Se o seu objetivo é emagrecer, então passará por duas etapas principais:

 

  • Redução do peso (alterando seus hábitos alimentares, e mantendo como foco fazer o corpo usar a gordura acumulada);
  • Manutenção do peso, onde você adotará a reeducação como hábito de vida.

 

Chega de acreditar em mitos e falsas informações que divulgam por aí.

No artigo Metabolismo Lento já conversamos um pouco sobre isso, e agora quero te falar mais sobre como fazer reeducação alimentar para finalmente começar a ver resultados.

 

Porque a Reeducação Alimentar é o Método mais Saudável para Emagrecer?


 

Reeducação alimentar é o método mais saudável e seguro para perder peso e conseguir manter o novo corpo.

Você não precisa passar fome, se privar de comer o que gosta… Nada disso.

Ela previne o envelhecimento precoce, aumenta a energia, e é um programa que não dura uma semana, nem um mês, mas sim a vida toda.

Meu objetivo é te fazer aprender o certo e parar de perder tempo e dinheiro com o que não funciona.

Quero que você saia das dietas hipocalóricas (restritas em calorias) e comece a mudar seu comportamento alimentar, controlando o apetite (mesmo mantendo a centralidade nas baixas calorias e baixos teores de gordura), além da incorporação dos alimentos funcionais e fitoterápicos, somados à prática de atividades físicas.

Chega de fazer regimes radicais e depois voltar a comer compulsivamente, arrependida dos quilos a mais, insatisfeita e frustrada por não ter conseguido!

Muitas pessoas escolhem fazer regimes alimentares que cortam radicalmente o consumo de calorias.

Para que o método de emagrecimento seja positivo, o ideal é saber comer, escolher os alimentos, e suprir cada necessidade do corpo na medida certa.

Não é sobre ter que “fechar a boca”, mas sim, aprender a comer com moderação, em doses regulares. E principalmente gastar mais calorias do que ingeriu.  A quantidade de comida nem sempre é o ponto principal – não é nada saudável comer apenas 500 calorias diárias!

 

como-fazer-reeducação-alimentar-tayrine-borges-emagrecimento-saudável-2

 

Continua após a publicidade..

Como fazer Reeducação Alimentar – Pontos importantes


 

Escolha os alimentos certos


 

A escolha dos alimentos adequados pode melhorar sua saúde e reduzir os riscos para certas doenças. Uma dieta alimentar com poucas gorduras saturadas, pouco açúcar e sal, e muitos legumes e frutas, juntamente com atividade física regular, terá um grande impacto no combate à mortalidade e prevenção de doenças que estão relacionadas aos hábitos alimentares.

O cardápio de quem está iniciando sua reeducação alimentar deve levar em conta alimentos que a pessoa gosta, mas sempre pensando no que é saudável. É possível fazer trocas e diminuir ingredientes que tenham muitas calorias.

 

Não pule as refeições


 

Não pule as refeições! Principalmente almoço e jantar. São eles que te fornecem nutrientes que são praticamente inexistentes nas demais refeições.

Faça suas refeições e lanches mais ou menos no mesmo horário todos os dias. Dessa forma, você estará no controle dos horários, evitará comer a qualquer momento, e seu organismo funcionará melhor.

Não belisque entre as refeições. Além de prejudicar as refeições principais, os petiscos que você come serão calóricos. Nos lanches, especialmente o café da manhã e da tarde, prefira comer frutas, tomar suco de frutas ou vitamina de frutas.

Quando for ao mercado, prefira comprar alimentos com menos gorduras e fuja daqueles que são ricos em açúcar.

Corte as frituras e use menos óleo na hora de cozinhar. As carnes grelhadas e cozidas são as melhores alternativas.

Monte o prato com alimentos de cores diferentes. Quanto mais colorido estiver o seu prato, maior será a variedade de vitaminas e minerais disponíveis para o seu organismo

 

Beba 2 litros de água por dia


 

Você deve consumir a quantidade recomendada de água diariamente, usando como medida um copo de 200 ml, e tomando pelo menos oito copos de água por dia, o que equivale a aproximadamente dois litros de água.

O objetivo é deixar o funcionamento do corpo sempre constante, por isso nem adianta esquecer e tomar vários copos de uma só vez.

 A água é o melhor líquido para se hidratar, já que não engorda, contém sais minerais importantes para o organismo, ajuda a desintoxicar, e deixa até a pele mais bonita.

Apesar de ser um dos conceitos básicos para a manutenção da saúde e da vitalidade, beber água ainda é um sacrifício para muitas pessoas. Dica: Se você não gosta do ‘sabor’ da água pura, experimente adicionar gotas de laranja ou limão para deixá-la saborizada.

 

Coma de 3 em 3 horas


 

Continua após a publicidade..

O ato de se alimentar de em 3 em 3 horas é fundamental para que o nível de glicose no sangue fique controlado e você sinta menos fome.

É claro que nessas refeições você comerá bem menos do que nas refeições que deve estar acostumada a fazer. As refeições são café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche da noite.

Não necessariamente precisa contar no relógio. O termo “3 em 3 horas” é só uma média para facilitar o entendimento. Você divide como couber na sua rotina.

 

Siga a Pirâmide Alimentar como base para uma Alimentação Saudável


 

Na reeducação alimentar, a pirâmide alimentar permite um planejamento alimentar saudável. A pirâmide foi elaborada para uma dieta base de 2.000 kcal, e trabalha com o número de porções para facilitar sua orientação.

As porções são a maneira que consumimos um alimento. Os grupos distribuídos na pirâmide são:

 

  • Grupo de pães, massas, tubérculos: constituem uma fonte de carboidratos.
  • Grupo das frutas e hortaliças: constituem uma fonte de vitaminas e sais minerais.
  • Grupo das carnes: alimentos compostos basicamente de proteína. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina).
  • Grupo do leite e derivados: é a maior fonte de cálcio e possui grande quantidade de proteína de boa qualidade.
  • Açúcares e óleos: são pobres em termos de valor nutritivo. As gorduras têm alto poder calórico. Um grama de gordura possui 9 kcal por g, enquanto os carboidratos e as proteínas possuem 4 kcal por g.

 

Sugestões para uma alimentação saudável:

 

  • Coma frutas, legumes e verduras variadas, pelo menos duas vezes por dia.
  • Use açúcar e sal com moderação.
  • Evite balas e outras guloseimas.
  • Consuma feijão pelo menos quatro vezes por semana.
  • Evite consumir alimentos gordurosos como carnes gordas, salgadinhos e frituras.
  • Retire a gordura das carnes, inclusive a pele do frango.
  • Nunca pule as refeições: faça três refeições e dois lanches por dia e, no lanche, escolher uma fruta.
  • Evite consumir refrigerantes, enlatados e salgadinhos de pacote.
  • Faça as refeições sem pressa, coma com calma, e evite se alimentar em frente à televisão.

 

Quando falamos em reeducar sua alimentação, estamos simplesmente dizendo para você modificar seus hábitos alimentares, abandonando os hábitos nocivos, e adotando outros mais saudáveis.

Isso requer disciplina e entendimento sobre que tipos de alimentos são melhores para serem incluídos na sua rotina alimentar.

Sugiro que acompanhe profissionais nutricionistas que possam te dar dicas realmente úteis sobre alimentação, ao invés de simplesmente enfrentar dietas malucas.

Aqui no blog sempre que possível atualizo com materiais sobre o tema, e quero saber o que você gostaria de aprender, para que eu te ajude.

Comenta aí que temas são do seu interesse, e você gostaria de estudar mais.

Viva bem. Mudar seu estilo de vida pode ser mais fácil do que você pensa!

Cuide-se.

Receba Receitas Exclusivas no seu Celular!

Entre para nosso Grupo no WhatsApp e pegue as Receitas Gratuitas que enviamos todos os dias. Clique no botão abaixo:

Gostou? Compartilhe:

Aproveite e veja também:

Não permitimos a cópia do conteúdo.