Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Continua após a publicidade..
alimentos-funcionais-tayrine-borges

Alimentos Funcionais: O que Você precisa Saber sobre Eles

Você sabe o que são alimentos funcionais, e que benefícios eles podem trazer se forem introduzidos na sua alimentação? Sabe, por exemplo, que alguns deles podem auxiliar no processo de emagrecimento saudável?

Na verdade, provavelmente sua alimentação diária já possui alguns alimentos funcionais e você não sabe que benefícios eles estão trazendo para a sua saúde! Talvez você esteja indiretamente se ajudando a emagrecer, ou a melhorar várias funções no seu corpo. Muito bom né!

Algumas das suas dúvidas poderão respondidas no decorrer da leitura desse artigo, então fique confortável e venha comigo… Vamos aprender algumas coisas para melhorar sua qualidade alimentar, e no fim do artigo te mostro uma lista com os melhores componentes para sua saúde, e onde encontrá-los. 😉

Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química.

Isso inclui alimentos integrais, fortificados, ou enriquecidos, que possuem um efeito potencialmente benéfico à saúde quando consumidos como parte de uma dieta variada, de modo regular, e em quantidades efetivas, podendo desempenhar uma atividade benéfica na redução do risco de doenças crônico- degenerativas.

 

Entendendo melhor os alimentos funcionais


 

Os alimentos funcionais são similares (em aparência) a alimentos convencionais. São consumidos como parte de uma dieta comum, e possuem benefícios fisiológicos demonstrados e/ou reduzem o risco de doença crônica (além das funções nutricionais básicas).

Continua após a publicidade..

Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, ou quanto aos benefícios que oferecem.

De forma geral, apresentam as seguintes características:

Devem ser alimentos comuns e serem consumidos na dieta normal da rotina;

Devem ser compostos por elementos naturais (algumas vezes em elevada concentração), ou presentes em alimentos que normalmente não os supririam;

Devem ter efeitos positivos além do valor básico nutritivo, que pode aumentar o bem-estar e a saúde e/ou reduzir o risco de ocorrência de doenças, promovendo benefícios e aumentando a qualidade de vida (incluindo os desempenhos: físico, psicológico e comportamental);

Pode ser um alimento natural, ou um alimento no qual um componente dele tenha sido removido;

Pode ser um alimento onde um ou mais componentes tenha sido modificado;

Pode ser um alimento em que a bioatividade de um ou mais componentes tenha sido alterada.

E a alegação da propriedade funcional deve ter embasamento científico;

Ficou complicado? Vamos entender melhor:

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para um alimento ser considerado possuidor de características funcionais, é preciso existir uma comprovação científica dessas características e da segurança de uso desse alimento.

Alimentos funcionais podem ser justificados como responsáveis por ajudar a reduzir o risco de doenças, manter o estado geral de saúde, e oferecer benefícios, menos promover cura de doenças.

 

Como podem ser os alimentos funcionais


 

Alguns estudos limitam o conceito de alimentos funcionais. Eles acreditam que só devem ser considerados funcionais os alimentos compostos por elementos naturais, e não sintéticos (artificiais), e que tenham uma quantidade acima do normal nos alimentos comuns.

Apesar disso, a maioria dos pesquisadores considera que os alimentos funcionais podem ser:

 

  • Um alimento natural, não modificado;
  • Um alimento que teve um componente adicionado para oferecer benefício;
  • Um alimento que teve um componente retirado por meios tecnológicos ou biotecnológicos para alcançar um benefício;
  • Um alimento que teve um componente substituído por outro com propriedades mais benéficas;

 

A classificação de alimentos funcionais também pode incluir alimentos naturais, que não são industrializados (como a linhaça dourada).

De modo geral, são alimentos que, além de suprir as necessidades diárias de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, são compostos por substâncias que:

Ajudam na prevenção de doenças, como: doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão e diabetes;

Continua após a publicidade..

Ajudam a melhorar o metabolismo e o sistema imunológico;

Promovem a saúde física e mental;

E agem no fortalecimento do organismo.

Essas substâncias são encontradas em cereais integrais, verduras, frutas e peixes.

 

Consumo dos alimentos funcionais


 

Para alcançar o benefício dos alimentos funcionais, é necessário que o consumo seja regular.

A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.

Também recomendo substituir, em parte, o consumo de alimentos embutidos e carne vermelha, por soja e derivados ou peixes ricos em ômega 3.

É importante lembrar que estes alimentos não curam doenças, apenas previnem seu aparecimento. E caso exista doença, eles ajudam o organismo a combatê-las de maneira mais eficaz.

Portanto, não devem ser utilizados como remédios, mas sim incorporados numa dieta para que possam ser consumidos diariamente, ajudando o organismo a se fortalecer.

Uma dieta rica em alimentos funcionais vai te oferecer maior bem estar, dando mais disposição e energia, e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

Estes alimentos devem ser consumidos preferencialmente em sua forma original, inseridos dentro da alimentação (para que possam demonstrar o seu real benefício), e dentro de um padrão alimentar normal.

Determinados alimentos industrializados também podem ser considerados funcionais, mas geralmente eles possuem concentrações muito pequenas dos componentes funcionais.

Por causa disso, a ingestão deles deve ser em maior quantidade, para que possam oferecer o beneficio esperado. Um alimento industrializado jamais substituirá um alimento funcional natural, uma vez que o alimento industrializado não contém não todos os nutrientes recomendados, apenas uma parte deles.

 

Onde encontrar componentes ativos de alimentos funcionais


 

Os principais componentes ativos, suas propriedades benéficas, e os alimentos onde podem ser encontrados, são:

Licopeno – Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer (como de próstata). É encontrado em tomates e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, e melancia.

Flavonoide – Possui atividade anticâncer, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante. É encontrado em soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa, etc.

Fibras solúveis e Insolúveis – Reduzem o risco de câncer de cólon, melhoram o funcionamento do intestino. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.

Continua após a publicidade..

São encontradas em cereais integrais (como aveia, cevada, centeio, farelo de trigo), leguminosas (como soja, feijão, ervilha),  hortaliças com talos, e frutas com casca.

Proteínas de Soja – Ajudam na redução dos níveis de colesterol. São encontradas em soja e seus derivados.

Isoflavonas – Possuem ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anticâncer. Encontradas na soja e derivados.

Ácidos graxos e Ômega 3 – Auxiliam na redução do LDL (colesterol ruim), possuem ação anti-inflamatória, e são indispensáveis para o desenvolvimento do cérebro e retina em recém-nascidos.

São encontrados em peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, etc.

Ácido a-linolênico – Estimula o sistema imunológico, e tem ação anti-inflamatória. É encontrado em óleos de linhaça, soja, nozes e amêndoas.

Catequinas – Reduzem a incidência de alguns tipos de câncer, também reduzem o colesterol, e estimulam o sistema imune. São encontradas no chá verde, amoras, framboesas, uva roxa, e vinho tinto.

Prebióticos (frutooligossacarídeo e inulina) – Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino. São extraídos de vegetais como a raiz de chicória e a batata yacon.

Tanino – Antioxidante, antisséptico, vaso constritor, encontrado em maçã, sorgo, manjericão, sálvia, uva, caju, soja.

Estanóis e esteroides vegetais – Reduzem o risco de doenças cardiovasculares. São extraídos de óleos vegetais como soja e madeiras.

Probióticos (Bifidobacterias e Lactobacilos) – Beneficiam as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de câncer de cólon e constipação. São encontrados em produtos como iogurte, leite fermentado, e outros produtos lácteos fermentados.

Luteína e Zeaxantina – São Antioxidantes e protegem contra a degeneração macular. Encontrados em: Folhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina).

Indóis e Isotiocianatos – Indutores de enzimas que protegem contra o câncer (principalmente o de mama). Onde encontrar: Couve-flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda.

Sulfetos alílicos (alilsulfetos) – Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico. Onde encontrar: Alho e cebola.

Lignanas – Auxiliam na inibição de tumores hormônio-dependentes. Onde encontrar: Linhaça, noz moscada.

O uso de alimentos funcionais é uma estratégia para aumentar a qualidade da sua alimentação, o que contribuirá diretamente para uma vida mais saudável.

Experimente incorporar alguns alimentos na sua dieta! Fique atento para consultar um Nutricionista, assim você terá todas as informações de que precisa para alcançar o objetivo desejado com o poder dos alimentos.

Cuide-se.

 

Referências utilizadas:


 

Receba Receitas Exclusivas no seu Celular!

Entre para nosso Grupo no WhatsApp e pegue as Receitas Gratuitas que enviamos todos os dias. Clique no botão abaixo:

Gostou? Compartilhe:

Aproveite e veja também:

Não permitimos a cópia do conteúdo.