Para quem vive uma luta constante contra a balança, dizer que é fácil emagrecer pode parecer deboche.
Mas, acredite quando te digo que: sabendo o que fazer, como fazer, e tendo disciplina para colocar em prática, você consegue. Emagrecer de vez é possível, e vou te explicar a seguir.
A primeira coisa que você deve fazer é parar de acompanhar dicas sobre exercícios exagerados e dietas rigorosas. Este não é o melhor caminho.
Para conseguir perder peso com qualidade, você precisa aprender sobre o funcionamento do seu corpo.
E por onde começar? Bom, minha dica é: conhecendo o seu metabolismo! Ele é a peça chave para o sucesso ou fracasso do seu objetivo.
Vamos lá?
O que é Metabolismo Lento?
Tem gente que come feito bicho e não engorda, enquanto outros seguem todas as regras direitinho e não conseguem perder peso.
Isso acontece com você? Não chega a dar raiva dessas pessoas? rsrs. Eu entendo!
O que acontece é culpa do metabolismo. No caso dessas pessoas magras ele é acelerado; e no seu caso, pode estar lento.
Mas o que é metabolismo? É o conjunto de reações químicas e físicas que acontecem no seu organismo, com o objetivo de manter sua vida.
Falando de forma geral, ele transforma a comida que você ingere, em calor e combustível (ou substâncias).
Para viver precisamos de energia, e para isso o nosso metabolismo participa em três fases: queimando, armazenando, ou construindo; sempre com o objetivo de conseguir energia através do que você come.
Portanto, quando seu metabolismo é saudável, você terá energia em quantidades satisfatórias (para ser usada e armazenada); mas quando ele está lento, essa energia começa a acumular.
Seu corpo vê a dieta extrema como fome, e se adapta para conseguir sobreviver com a pouca quantidade de calorias que recebe. Para isso ele diminui o ritmo do seu metabolismo, impedindo que os hormônios queimadores de gordura sejam produzidos, e aumentando a liberação de hormônios que armazenam a gordura.
E adivinha só onde ocorre o maior bloqueio de queima de gordura no seu corpo? Acertou se disse barriga, bumbum, e coxas.
Nesse ritmo, você vai armazenar gordura de absolutamente tudo que come (até alimentos saudáveis!). É uma verdadeira catástrofe!
Aliás, devo alertar que estresse também faz seu corpo liberar hormônios que induzem o armazenamento de gordura e queima de músculo.
O que pouca gente sabe é que emagrecer não depende simplesmente de comer menos calorias do que gasta. E pior: fazer regime esgota o seu metabolismo, tornando-o lento! Entre outros fatores, é por isso que tanta gente come pouco e mesmo assim não perde peso.
O seu problema é metabolismo lento.
A boa notícia é que seu metabolismo pode ser manipulado, e você pode acelerá-lo utilizando alimentos funcionais específicos, que produzirão mudanças no seu corpo, e devolverão o equilíbrio. Tudo isso resulta em mais queima de gordura.
Porém, para conseguir reativar o seu metabolismo, você vai precisar se livrar de alguns mitos que te cercam… Conheça-os:
Os 4 Grandes Mitos que te impedem de Emagrecer
Haylie Pomroy, famosa Nutricionista Americana, elaborou o que ela chama de mitos metabólicos, e que definem bem os pensamentos que muitas pessoas têm sobre emagrecimento (inclusive você).
São eles:
Mito #1: Se eu conseguisse comer menos, emagreceria!
Se eu te disser que é exatamente o oposto, você acredita? Comer menos piora sua situação.
Como expliquei acima, a fome torna seu metabolismo mais lento, e em algum momento seu corpo armazenará até repolho como gordura!
Da mesma forma, já conversamos sobre pular refeições: é terminantemente proibido. E pode piorar, viu.
Se você não alimenta seu corpo corretamente, ele fica sem combustível, literalmente passando fome, e começará a procurar esse combustível em outros lugares. Não pense que é na gordura… é nos músculos!
Sem alimentação seus músculos viram comida para que você continue vivendo. Quando você sente dor de tanta fome, e mesmo assim não se alimenta, esperando a fome passar, não pense que ela passou “do nada”. Isso aconteceu porque seu corpo comeu seus músculos!
Portanto, quando o personal te disser que musculação ajuda a emagrecer, acredite! Sua massa muscular é fundamental para queimar gordura.
Acho que você não quer mais pular refeição, certo? rsrs.
Mito #2: Se eu gosto, então não é bom para mim!
Ensinam que dieta é sinônimo de proibição severa de alimentos, com limitação de refeições e etc.; fazendo com que você acredite que só pode comer comida sem sabor, daquelas que te deixam insatisfeita.
Assim, ao invés de comer e ficar feliz e satisfeita, você passa a ter real pavor de comida boa. Você come e continua com fome, deprimida, e com raiva.
Não deve ser assim!
Comer envolve muito mais que ingerir alimentos… Envolve uma mistura dos seus sentidos para estimular seu metabolismo. Comer com prazer faz seu corpo liberar endorfinas, reduzir hormônios do estresse, acelerar seu metabolismo, e queimar gorduras.
Pior ainda quando você come comida sem gosto e não emagrece!
Se você não come o suficiente, seu corpo acredita que pode ser um sinal de perigo: “Opa, época das vacas magras chegando… Vamos passar fome”; e passa a gerar mais gordura à partir de tudo que você come – ao mesmo tempo em que bloqueia a queima dela!
É como um mecanismo de defesa, pois caso não haja mais comida amanhã, você terá gordura suficiente armazenada para virar energia.
Comer com prazer faz seu corpo relaxar e perceber que a emergência passou, queimando mais gordura para transformar em energia.
Portanto: comer é bom! \o/
Mito #3: Para emagrecer preciso apenas gastar mais calorias do que como
Pura mentira!
Chega de viver contando calorias! Dizer que comer menos calorias te faz emagrecer é contar a história pela metade.
Caloria é energia. E como cada organismo é diferente e único, uma caloria não é a mesma coisa para todo mundo.
O que se torna importante aqui não é a quantidade de calorias que você consome, mas sim como você queima a comida, ou mesmo distribui essa energia dentro do seu organismo.
Se as calorias são queimadas como combustível, elas são usadas e desaparecem. Mas se são armazenadas como gordura, elas se acumulam, esperando para serem usadas.
Existem milhões de processos bioquímicos acontecendo no seu corpo, e cada um deles pode afetar o que acontece com tudo que você come, e com toda a energia que você gasta.
Quando falamos de “queimar calorias” em um metabolismo lento, isso é extremamente difícil. Mas se o metabolismo for rápido, você queima calorias quase sem esforço – claro, isso não significa que você pode exagerar.
Só quero que fique nítido na sua mente que, quando você come, o que acontece com seu corpo não é determinado pelas calorias, mas sim pelo seu metabolismo. Ele decide se vai queimá-las ou armazená-las como gordura.
E seu metabolismo é influenciado por diversos fatores (recuperação do corpo, sono e repouso, hidratação, sedentarismo, nível de estresse, quantidade de nutrientes, tipos de alimentos etc.) que não tem nada a ver com a quantidade de calorias dos alimentos.
Mito #4: Comer sobremesa engorda!
A culpa do seu metabolismo ser lento não é do chocolate, do sorvete, do pudim, ou do bolo delicioso que você comeu.
Pessoas com metabolismo rápido podem se dar ao luxo de comer uma sobremesa vez ou outra, e sem culpa. Mas quando o metabolismo é lento, a sobremesa “grudará” em você (assim como qualquer outro tipo de alimento).
E isso piora quando você sente culpa, pois eleva seu nível de estresse (que, por sua vez, libera hormônios que armazenam gordura).
Portanto: culpa engorda! Se não puder comer com prazer e satisfação, de forma tranquila e leve, então não coma!
A verdade é…
Sua comida é seu remédio!
Todos os danos e estragos causados ao seu metabolismo podem ser resolvidos, e precisam começar através das pazes com a comida.
Você precisa comer. Seu corpo precisa disso!
Sempre que você come, ocorrem várias reações bioquímicas. É por isso que simplesmente ao ver ou sentir o cheiro do alimento, você reage de formas específicas à ele.
Sem comida não há vida. E sem comida saudável não é possível ter vida saudável.
Permita-se sentir o cheiro ou gosto de algo delicioso sem ter a sensação de culpa. Essa não é a forma certa de fazer seu corpo reagir à comida!
Aprenda a reeducar sua alimentação para comer comida de verdade: comida que Deus deixou na terra, comida concreta; não esses enlatados, empacotados, cheios de corantes, inseticidas, e mais uma série de toxinas que seu corpo não reconhece.
Isso não é alimento, e você precisa ficar esperta!
Substâncias como essas perturbam o equilíbrio dos seus hormônios e bloqueiam o metabolismo das gorduras, te deixando… adivinha… Gorda! E sabe o que é pior? Ironicamente a maioria dessas substâncias é encontrada justamente nos produtos diet!
Abre o olho, amiga! Você pode estar prejudicando seu organismo ao invés de estar ajudando como muitos pregam. Em casos extremos, o acúmulo de toxinas pode te matar – e não estou exagerando!
Aprenda a comer comida de verdade, repleta de nutrientes e fibras, e te garanto que seu corpo restaurará o equilíbrio e você terá tudo que precisa para manter seu bem estar.
Se este artigo te despertou algo, aproveita e comenta comigo. Sua participação é importante!
Cuide-se!